Procrastinação – A “arte” de deixar para depois

Existem vários sites e blogs falando sobre procrastinação, suas causas e possíveis “curas”. Li vários textos sobre o assunto. Realmente isso mexe com as pessoas. É só escrever a palavra “procastinação” no google e ver os vários textos que aparecerão.

Procrastinação, como você bem deve saber, é quando você deixa tudo para fazer depois. “depois eu termino esse relatório”. “depois eu arrumo meu armário”. “depois eu estudo aquela matéria” . Depois.. depois.. depois!! (continua…)

Essa característica é totalmente nociva para sua vida pessoal e profissional. E suas origens podem ser de dois tipos: desmotivação ou excesso de tarefas a cumprir.

No primeiro caso, você está tão sem objetivo, tão sem foco, que não vê razão para executar determinada tarefa antecipadamente. Imagine que você tem uma prova daqui duas semanas. Não seria muito melhor começar a estudar agora, uma ou duas horas por dia (todos os dias), e garantir uma excelente nota com um mínimo de estresse? Eu acho muito melhor. Mas para conseguir tal façanha é preciso estar motivado. Então, por enquanto, reflita a respeito disso: Quantas e quais tarefas pendentes você tem neste momento? qual é a sua motivação para executá-las? vale a pena deixar para depois? Pense no peso que você vai tirar das costas a cada tarefa cumprida. Agora de novo: vale a pena deixar para depois?

O segundo caso que citei foi o excesso de tarefas a cumprir. Nesse caso a pessoa tem tantos compromissos, tanta pressão, que não sabe por onde começar. A pessoa simplesmente paralisa. E normalmente ela sofre mentalmente por causa disso. O cérebro entra em conflito, pois um lado diz: “vamos! comece a trabalhar!” mas o outro lado diz: “pense bem antes de começar. faça a escolha certa. pense bem!”. E, como eu disse, a pessoa paralisa. Portanto, a principal dica aqui é colocar todas as suas tarefas no papel e, sem pensar muito, escolher uma tarefa urgente para executar ”agora” . Depois de cumprida essa tarefa você pode riscar ou escrever um “concluído” bem grande de caneta vermelha. Então na medida que você vai riscando as tarefas você vai ficando mais tranquilo e vai conseguir fazer tudo o que quer.

Como não poderia deixar de ser, citarei aqui algumas dicas para você parar de procrastinar. Claro que eu poderia simplesmente dizer: “Levante e vá cuidar das suas obrigações. AGORA!”. Mas assim desse jeito…. não convence ninguém né. Mas se você leu até aqui é sinal de que está realmente interessado em mudar. Então leia o resto e tente aplicar essas dicas no seu cotidiano.

Escreva em um papel as tarefas que você precisa executar. AGORA! Não deixe para fazer isso depois. Se tiver um papel e uma caneta ao alcance, comece a rabiscar! se não tiver, abra o notepad e digite! Identifique as tarefas que exigem maior urgência. Essas tarefas devem ser cumpridas AGORA. Nesse momento. Só depois de concluir é que você pode voltar aqui e continuar lendo o artigo. Voltou? Então você fará sua listinha todas as noites antes de dormir para serem cumpridas no outro dia. Ao acordar você terá objetivos mais claro e portanto mais motivação para dar o melhor de si seja no tabalho, seja nos estudos.

Pequenas tarefas devem ser executadas nos primeiros minutos da manhã. Pequenas tarefas são aquelas que não exigem mais de 5 minutos do seu tempo. Por exemplo: levar o lixo na lixeira, organizar sua mesa de trabalho, arrumar sua pasta ou trocar uma lâmpada. Se cumprir essas pequenas tarefas no inicio da manhã você se sentirá mais “forte”, mais preparado para o dia que recém está iniciando. Pequenas tarefas podem ser pequenas, mas não deixam de ser tarefas, e portanto causa um certo estresse também.

Determine prazos para suas tarefas. Ao lado de cada tarefa da listinha que você fez, coloque o tempo que será gasto para a execução. Por exemplo: “estudar física – 2 horas”. “terminar um trabalho – 1 hora”. E assim por diante. Coloque um despertador para avisá-lo quando o prazo acabou. Quando acabar, acabou. Parte para outra, a não ser que a tarefa seja muito urgente, mas nesse caso não é bom determinar um prazo pois tarefas urgentes precisam ser concluídas, não importa quanto tempo leve.

Imagine como será sua vida daqui 1 semana se você parar de procrastinar. Essa é uma ótima motivação, não é? imagine-se livre de preocupações, de estresse desnecessários e produzindo mais. Tenho certeza que sua vida vai mudar. Vai mudar para muito melhor. Pense nisso. Não deixe o desânimo tomar conta de você. Pense no seu futuro. Como dizem os livros de auto-ajuda: “plante sua semente para colher os frutos”.

Você pode considerar as dicas acima como se fosse um investimento. Investimento em você mesmo. Sua vida vai mudar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: